1) Ortodontia Fixa – Aparelho Fixo Convencional Metálico ou Estético
Tratamento indicada para todas as idades.
Não há limite de idade para fazer o tratamento. Nunca é tarde para colocar a saúde bucal em dia!
Um aparelho ortodôntico é utilizado para corrigir ou alinhar a posição dos dentes, não somente por motivos estéticos, mas também por motivos de ordem funcional.
O tratamento ortodôntico é realizado através de forças exercidas nos dentes por um aparelho odontológico ou dentário que deve ser selecionado de acordo com o diagnóstico efetuado. São estas forças que vão permitir o alinhamento dos dentes e efetuar a correção da posição dos dentes.
Em relação à duração do tratamento, este pode ser variável dependendo do caso, variando habitualmente entre 1 a 3 anos (de 14 a 30 meses).
2) Ortodontia Fixa – Aparelho Fixo Autoligado Metálico ou Estético
Os tratamentos mais rápidos e mais suaves são executados com os braquetes autoligados. Com estes braquetes a movimentação dentária ocorre de maneira mais rápida e, portanto, há uma redução no tempo de tratamento.
Isto ocorre porque os braquetes autoligados não necessitam das “borrachinhas” (alastics) como os aparelhos convencionais, que são responsáveis por gerar atrito durante o movimento do dente.
Braquete Convencional : a “borrachinha” produz atrito no movimento dos dentes.
Braquetes Autoligados: não precisam de “borrachinhas”, pois possuem uma “tampa”
para segurar o fio e, assim, reduzem o atrito na movimentação dentária.
Os braquetes podem ser metálicos ou cerâmicos (transparentes).
3) Ortodontia Fixa – Aparelho Lingual
Também chamado de aparelho invisível, como o Invisalign.
É basicamente um aparelho fixo com braquetes colados atrás dos dentes.
A principal diferença entre o aparelho lingual e o convencional é que ele é imperceptível para as outras pessoas, sendo este o seu diferencial.