O que é apneia do sono?
A apneia do sono (AOS) é uma doença crônica onde o paciente tem pausas na respiração enquanto dorme causadas pelo bloqueio da passagem de ar na região da garganta, na maioria das vezes acompanhadas de um ronco alto e frequente, seguido de engasgos. Em casos graves podem ocorrer até centenas de vezes por noite.
A interrupção recorrente da respiração causa micro despertares que são uma resposta ao organismo como forma de protege-lo, reajustando a respiração e abrindo a via aérea do indivíduo. Porém esse micros despertares, pode causar :
- Sonolência diurna excessiva;
- Irritabilidade;
- Lapsos de Memória;
- Dificuldade de concentração;
- Queda de libido;
- Maior propensão à acidentes em geral.
Além disso doenças cardiovasculares e/ou crônicas tem alta correlação com a apneia como :
- Hipertensão;
- Infarto;
- Derrame;
- Arritmias;
- Diabetes.
Diagnóstico
O Diagnóstico da apneia geralmente começa por um teste de sonolência e/ou dados clínicos e dependendo do resultado o paciente pode ser indicado para uma polissonografia, seja ela no laboratório do sono ou na casa do individuo.
Umas das opções é a Biologix, plataforma para diagnóstico e acompanhamento da Apneia do Sono (AOS), uma polissonografia tipo IV. É um exame para se fazer em casa, simples , prático, acessível, eficaz e, validado clinicamente.
Protocolo de Tratamento – Aparelho Intraoral (AIOs)
Os aparelhos intraorais (AIOs) são dispositivos removíveis, adaptados aos dentes, que são utilizados durante o sono para tratar a síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS).
Ainda que esse tratamento seja indicado primariamente para a apnéia leve e moderada, ele pode ser prescrito para casos graves, quando há intolerância ou não aderência ao CPAP. Os aparelhos intraorais também podem ser prescritos para pacientes portadores de ronco, que é aquele que ocorre sem a presença simultânea da apneia.